Sem limites

tumblr_lcazpckown1qdj8xio1_500_large

Você, que um dia já foi criança, sabe que para que uma brincadeira começasse, bastava pouca coisa. Para mim, era só falar “faz de conta” e pronto: eu era irmã da minha melhor amiga, eu morava em um castelo, eu era uma sereia. Pena que a gente cresce, né?

Então a gente vai crescendo e percebendo que o mundo coloca limites em tudo: no jeito que você anda, no jeito que você fala e pensa. Aí vem aquela frase de efeito: “o céu é o limite”. É clichê, mas essa frase não nasceu à toa.

Estive pensando em como as pessoas se rotulam. Eu procuro ao máximo não fazer isso, apesar de falhar algumas vezes. Eu vejo rótulos todo dia, e não estou falando da Coca-Cola, da Apple ou qualquer outra marca. Vejo gente que coloca na cabeça que é uma coisa, será sempre a mesma coisa e pronto: rótulo. Pode até ser que ele mude um pouquinho de aparência, mas a essência do negócio é a mesma. Cadê aquela criança que queria ser bombeiro, que queria ser piloto de avião e bailaria? Por que agora só vejo engenheiros e médicos? E não é só profissão, não!

Vejo pessoas que não variam nada. Sabe aquela coisa de rotina? Vê sempre o mesmo tipo de filme, come sempre o mesmo tipo de comida, lê sempre o mesmo tipo de livro! Tá aí uma coisa que me deixa inconformada. Como pode uma pessoa não ler nada diferente ao menos uma vez na vida? Menino só lê aventura, menina só lê romance, adulto só lê auto-ajuda. Cadê o repertório?, cadê a cultura? Sinônimo de brasileiro é mistura! Bom, pelo menos era… Agora só vejo listras ou brancas, ou pretas.

Além de não somar nada à vida, a pessoa se limita tanto que vai esquecendo que um dia sonhou. Eu guardo meus sonhos antigos comigo e acumulo os novos que chegam. Com sete ou oito anos eu já queria ser escritora! Não acredita? Pergunta para quem me conhece há mais tempo. Os sonhos novos vêm chegando não para excluir os anteriores, mas para sonhar.

Sabe qual conclusão eu tiro? Limite tira a personalidade. Cada vez mais e mais eu vejo listras brancas e pretas. Cada vez menos eu ouço falar que o céu é o limite.

Mariana

Deixe um comentário

