(Resenha) Aplicativo iPoe

poe

Esse é um rosto muito conhecido para quem gosta de literatura. Este é o americano Edgar Allan Poe, nascido em Boston no século XIX. É um autor do Romantismo americano, época literária na qual prevalecia o mistério, o macabro. Quer melhor exemplo disso que esse cara aqui? Desde cedo, Poe se interessou por literatura, rumo que seguiu durante a vida.

Ao pensar no Romantismo, você certamente se lembrou de livros que falam sobre o amor. Para Poe, não é bem por aí. Suas obras são essencialmente fantásticas, partindo para os gêneros horror e policial e é muito aclamado por quem gosta desse tipo de leitura.

Confesso que não sou fã de nenhum desses dois temas, mas muitos amigos me falaram de Poe e eu me interessei. Não peguei nada sobre ele na biblioteca, porque ela está fechada para organização. Então achei a solução para os meus problemas: o aplicativo iPoe!

Photo 2

A Camila do blog Cartaz Amarelo falou em um grupo que participo no Facebook sobre esse app e me interessei muito (obrigada pela indicação, Camila!). Era um app pago, mas como ele estava grátis naquele dia, lá fui eu baixar. É incrivelmente lindo, cheio de ilustrações, super interativo, com uma trilha sonora tipo filme de terror. O app é como um livro com contos do Poe, sendo eles: “The oval portrait”, “The tell-tale heart”, “Annabel Lee”, “The masque of the red death”. No final você ainda encontra a biografia do autor e a seção Extras.

Photo 1 (1)

“Atenção! Essas palavras podem servir de aviso para aqueles imprudentes que, por erro ou ignorância, estão prestes a ler essa coleção de histórias antigas. Se você não é corajoso o suficiente para andar no caminho escuro do terror e no labirinto insondável de medos internos, é provável que essas histórias possam ter efeitos indesejáveis na sua saúde mental ou humor. Se é o caso, nós  realmente te recomendamos a não proceder com essa experiência”.

Essa é minha tradução mais ou menos.

Pelo que você deve ter notado, o app é em inglês, mas tem as opções espanhol e francês. Quando você vira o celular da horizontal, ele abre um menu onde você pode deixar o áudio mudo, trocar de idioma e avançar de um conto a outro. Eu acredito que esse aplicativo seja somente para Apple, já que ele começa com a letra “i”. Não consegui achar essa informação na internet, infelizmente. Mas aos usuários Apple eu digo que é uma compra na Apple Store que vale a pena ser feita, ou o download grátis como eu fiz. Existem dois aplicativos, o volume 1 e 2; no caso eu baixei o volume 1.

Photo 6

As ilustrações são de altíssima qualidade, alguns desenhos até se mexem. Eu parei a leitura em alguns pontos só para ficar olhando.

Photo 4

Adicionando tecnologia à literatura, iPoe foi muito bem feito, diferente de outros livros digitais que mais parecem uma cópia tirada em uma banca. As ilustrações e a música servem de acréscimo aos maravilhosos contos de Edgar Allan Poe.

Beijos e até a próxima,

Mariana

Deixe um comentário

