(Resenha) Dash & Lily’s Book of Dares

O livro dos desafios de Dash e Lily

O livro dos desafios de Dash e Lily

Livro ainda sem tradução para o português

Autor: Rachel Cohn e David Levithan Editora: Ember ISBN: 9780375859557 Páginas: 260 Lançamento: 2010

Sinopse (feita por mim, já que não há tradução para o português): Lily deixou um caderno vermelho cheio de desafios na sua estante preferida de uma livraria, esperando por algum garoto que aceitasse fazer os desafios. Dash, que frequenta a mesma livraria, nota a lombada vermelha do Moleskine e não perde tempo: logo abre o caderno e se depara com a seguinte mensagem: “Deixei algumas pistas para você. Se você as quer, vire a página. Se não, coloque o caderno de volta na prateleira, por favor”.  Assim começa a história de dois adolescentes que, às vésperas do Natal em NYC, se conhecem através de um caderno.

Conheci o livro através do blog da Melina Souza (clique aqui para ler a resenha dela). Achei a temática e a premissa muito legais, então não hesitei em comprar. Sim, li o livro em inglês e achei de nível fácil para mediano (a única coisa que complica um pouco a leitura são as gírias e os neologismos, ou seja, palavras criadas pelos personagens; mas nada que seja impossível de entender).

A narrativa do livro é dividida entre a Lily (escrita pela Rachel Cohn) e o Dash (escrita pelo David Levithan). Achei a parte do Dash super fluida, até porque ele é um personagem carismático, inteligente, cheio de frases legais (tenho 12 marcadas e vou colocar algumas no final do post) e – melhor ainda – não é um boyzinho convencional de livros young adult; Dash é bastante original se comparado aos outros personagens masculinos. Mas a Lily… para mim deixou a desejar. Achei a parte dela da narrativa MUITO massante, é a típica menina sem sal. É diferente em alguns pontos (como, por exemplo, não ligar para o que os outros pensam sobre suas roupas), mas totalmente comum em outros (não tem amigo NENHUM e é deslocada na escola).

Alguns pontos positivos do livro: a ideia principal é super original; as frases do Dash são ótimas, irônicas (mas não cansativas) e ele tem resposta para tudo; o melhor amigo do Dash (Boomer) me fez rir muitas vezes; o vocabulário é extenso, mas não difícil de ser entendido (assim dá pra aprender muitas gírias legais dos Estados Unidos); o final é bem fofinho.

Alguns pontos negativos do livro (spoiler!!!): falta de originalidade da Lily; demora MUITO para o casal de conhecer de verdade e logo que se conhecem já tem aquele desentendimento básico, ou seja, vão ficar juntos lá no fim do livro (literalmente nos últimos capítulos).

Tudo bem, há mais pontos positivos do que negativos, mas mesmo assim os negativos ajudaram bastante a abaixar minha avaliação do livro, principalmente pela narrativa da Lily (por mais que a personagem mude no final do livro, mas beeeeeem no final, o que quer dizer que fiquei o livro todo empacando nos capítulos dela). Minha nota foi de três estrelas para ele.
Recomendo muito para quem quer aprender a ler em inglês, porque, como eu já disse, é uma leitura fácil e também para quem gosta de livros jovem adulto!

“Maybe it’s not distance that’s the problem, but how you handle it” (Talvez não seja a distância o problema, e sim como você lida com ela)

“There’s just something about you – and this notebook – that gives me faith” (Tem alguma coisa sobre você – e sobre esse caderno – que me dá fé)

“It’s moments like this, when you need someone the most, that your world seems smallest” (São momentos como esse, quando você mais precisa de alguém, que seu mundo parece menor)

Beijos e até a próxima,

Mariana

P.S: essas foram as MINHAS impressões sobre esse livro. Não funcionou muito para mim (não tanto quanto eu esperava), mas acredito que muita gente irá curtir =)

 

Deixe um comentário

