Ressaca literária: o que é e como lidar

tumblr_mdgie7mSwM1rkf6zpo1_500_large

Esse ano foi muito complicado para mim. Estudos, leituras, muuuuitos estudos… Enfim, isso tudo fez com que eu chegasse em dezembro implorando por descanso. Achei que com as férias eu fosse ler todos os livros que eu andei acumulando durante o ano todo e o que acontece? Ressaca literária.

Em primeiro lugar quero explicar o que significa esse termo (para quem não sabe o que é): é basicamente o mesmo princípio da ressaca alcoólica: você bebe (lê) muito e chega uma hora que não dá mais, que você se sente pesado, sem vontade de fazer nada (pelo menos é o que dizem da ressaca alcoólica, né? Nunca tive e nem pretendo!). Esse é o princípio básico que os leitores usam nas redes sociais para dizer que precisam de umas férias das leituras.

Eu conheço algumas pessoas que têm essa “ressaca” de um jeito meio diferente: quando leem um livro muito bom ou um livro muito ruim. Posso dizer que eu tive essa sensação de cansaço na mente três vezes no ano: primeiro por um livro excelente (A hora da estrela), depois por um livro muito decepcionante (Ninguém como você) e agora é um misto de cansaço acumulado com vontade de ler um livro que eu não tenho. Existem outros tipos de ressaca literária, se alguém quiser conversar sobre isso é só deixar um comentário!

No momento estou lendo Fahrenheit 451, mas beeeeeem devagar (isso porque o livro é bem pequeno! Eu mostrei os detalhes dele nesse vídeo:

Peço desculpas se o blog está meio parado, é justamente pela minha vontade de descansar a cabeça por um tempo. No momento quero sombra e água fresca. Eu estou com MUITA vontade de ler dois livros: Maze Runner – Correr ou morrer (vou deixar o vídeo para a resenha da Mari já, já) e a sequência de Partials (ainda sem tradução em português, para a minha infelicidade, mas lá fora se chama Fragments).

fragments

Deu pra notar que eu estou numa pegada meio distópica, misteriosa…? Mas como não tenho nenhum dos dois livros, estou apanhando pra terminar o Fahrenheit. Ah, sem mencionar que eu parei de ler “A menina que roubava livros” antes da metade. Muita gente diz que tem esse problema de amor e ódio com o livro.

Acho que vocês já entenderam que eu estou em uma lazy zone. Agora vamos a algumas dicas que estou praticando para me curar logo dessa ressaca (nada muito parecido com uma ressaca alcoólica!).

Como curar uma ressaca literária (meus métodos):

1- Procuro fazer coisas que não exijam muito exercício mental (laughing out loud), como assistir séries de comédia, por exemplo. The Big Bang Theory é a minha paixão e eu também assisto a série Grimm, às vezes, apesar de não se encaixar em “comédia”. Judiei bastante da minha cabeça esse ano com provas difíceis de biologia, acho que agora ela merece um repouso! Toque violão, saia para andar com seu cachorro, vá nadar (porque tá muito quente!)… Pratique seus passatempos preferidos!

2- Tento ler outro livro, apesar de tudo. Estou fazendo isso com o Fahrenheit 451, mesmo que bem devagar. Para curar minha ressaca após a leitura de “A hora da estrela”, reli o livro  “Cidade das feras” e me ajudou bastante. Releituras são remédios ótimos! Escolha um livro que você tenha gostado muito e que sempre pensa em reler.

3- Assisto vídeos literários no Youtube. Mas peraí Mari, você não disse pra descansar um pouco a cabeça? Disse sim, e eu adoro assistir os vlogueiros falando de livros. Isso me deixa com vontade de ler e me ajuda a “sarar” dessa abstinência. Essa dica é uma coisa a parte, funciona para mim, mas não se se funciona de modo geral.

4- Espero um tempo, uma hora isso passa!

Essas são minhas dicas. Alguém tem mais alguma ideia que queira compartilhar? Ficarei muito feliz. Esse foi meu post update, espero que eu me sinta descansada logo para fazer mais resenhas para vocês. Só mais uma coisa: meu blog anda meio parado, mas eu estou colocando vídeos novos toda semana no canal. Lá tenho a opção de fazer TAGs quando estou sem ler quase nada (^^). Não deixe de visitar meu canal!

Beijos e até a próxima,

Mariana

2 comentários sobre “Ressaca literária: o que é e como lidar

Deixe um comentário

