(Resenha) Academia de Princesas

academia-de-princesas-shannon-hale_MLB-F-2875044632_072012

Autora: Shannon Hale

Editora: Galera Record

ISBN: 9788501086549

Páginas: 272

Lançamento: 2007

Esse livro, para mim, foi uma surpresa agradável. Imaginei que, pelo título do livro, haveria romance e seria a mesma temática de “A Seleção” (meninas disputando uma “vaga” a princesa). A história, portanto, passa bem longe disso!

“Academia de Princesas” conta a história de Miri, uma menina pequena e frágil que vive no Monte Eskel, local de onde é extraída uma pedra muito usada na construção de castelos ou outros edifícios importantes. Isolados do mundo, os habitantes só pensam em trabalhar na pedreira, fazer pequenas trocas com os mercadores e viver com simplicidade.

Num belo dia, o informante do rei chega ao Monte e dá o anúncio de que todas as jovens de lá devem ir à Academia de Princesas, pois uma profecia indica que uma delas será a futura esposa do príncipe Steffan.  Miri, a contragosto, vai. Mal ela sabe que muitas coisas serão descobertas para ajudar os habitantes de sua terra natal.

Prefiro acabar minha sinopse por aqui, pois foi a partir desse ponto que minha surpresa começou. Achei interessante o cuidado que a autora teve de se ater ao momento histórico que, apesar de não mencionado, parece ser a Idade Média. Os costumes da época foram bem colocados, assim como a hierarquia entre as comunidades (fato que gostei muito).

Como eu já mencionei, não se trata de um livro de romance: na verdade, a história tem como base o trabalho em equipe, a amizade e traz várias lições valiosas. Foi possível notar algo que até os dias de hoje é possível enxergar na sociedade: a ignorância. Ao frequentar a Academia, as meninas aprendem a ler e escrever, o que aumenta muito o seu conhecimento de mundo e o raciocínio lógico. Quando moravam no Monte Eskel, sem terem tido a possibilidade de aprender a ler e escrever, as meninas – e todos os habitantes – viviam conforme o fluxo os impulsionada, aceitando condições feitas a eles sem se perguntar o por quê. Com isso é possível perceber a importância da educação e da leitura na vida das pessoas, o que desenvolve o senso crítico.

Apesar do livro ter ótimas qualidades, encontrei defeitos que fizeram abaixar minha classificação final do livro para três estrelas. São eles: descrição pobre e algumas passagens do livro podiam ser mais curtas, enquanto as outras de maior importância ficaram rápidas demais (principalmente o final). Fora isso, acho que essa história tem muito a acrescentar, trazendo uma bela lição de moral.

Indico “Academia de Princesas” para todos os que se interessarem, justamente pelos ensinamentos que Shannon Hale nos trouxe! Espero que gostem desse livro. 🙂

Beijos e até a próxima,

Mariana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s