(Resenha) Para sempre

Para Sempre

 

Autores: Kim e Krickitt Carpenter

Editora: Novo Conceito

Páginas: 144

Lançamento: 2012

I.S.B.N.: 9788581630083

Sinopse: A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a “Krickitt” com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava.

Ganhei o livro “Para sempre” da mãe de uma amiga, no meu aniversário. Já tinha visto algumas pessoas lendo, mas nunca me interessei de fato. Depois de ler Convergente (veja a minha resenha aqui), tive uma pequena ressaca literária. Uma das coisas que cura a minha ressaca é livro de romance, então, já que eu tinha esse por aqui, acabei lendo.

E o que eu te digo é: não se deixe enganar por essa capa a la Nicholas Sparks. Não que eu me incomode com capas assim, mas  algumas pessoas (ao me verem lendo “Para sempre”), olharam torto achando que era o tipo de romance dramático. Nada disso. A história não tem foco no romance, e sim na superação de um desafio e tanto na vida do casal Carpenter, que ficou internacionalmente famoso por conta de sua história.

O livro (que conta uma história verídica) é bem rapidinho e a história é basicamente o que é contado na sinopse. O narrador é o Kim, que conta o sofrimento de quase ter perdido sua esposa e de precisar ajudá-la a recuperar sua memória recente. Pense bem: eles se casaram há quatro meses e ambos sofrem um acidente de carro. Por conta disso, Krickitt acaba perdendo a memória e não se lembra do próprio marido! Fiquei pensando: mas o que vai acontecer? Ela vai se lembrar dele, afinal?

Bem, claramente não posso contar isso por motivos de spoiler, mas posso dizer que fiquei profundamente surpresa com o desfecho desse livro! Até surgiu uma lágrima teimosa querendo sair do meu olho. E nada de tristeza, gente: o final da história é muito bonito e feliz.

Outra coisa que achei muito interessante são os relatos de Kim sobre a fase de recuperação de Krickitt e de como a história deles se tornou tão famosa. Fiquei inclinada a saber mais sobre eles e, pesquisando, vi várias fotos do casal com seus filhos. Jornais americanos, na época, disputavam uma matéria com os dois, que tiveram sua vida virada de cabeça para baixo. Kim também não deixa de dizer o quanto ele e Krickitt acharam importante escrever um livro para passar para o mundo a mensagem que eles aprenderam: o amor supera qualquer coisa. O livro é uma narrativa, mas também não deixa de ser um relato. É como se você estivesse assistindo um documentário/filme, o que quer dizer que “Para sempre” é um romance real. Parece uma frase bem idiota nesse contexto, mas quando eu acabei o livro eu pensei: “Histórias de amor podem existir de verdade”. A única coisa para mim negativa no livro foram os capítulos muito grandes, o que me cansou um pouco no decorrer da leitura.

E é claro que uma história que comoveu o mundo não podia deixar de ser reproduzida nas telonas! Aliás, Kim também fala disso em seu livro (da adaptação de sua história para o cinema). O filme foi lançado em 2011, um ano antes da publicação do livro. Eu ainda não assisti o filme, mas vendo o trailer já achei muita coisa diferente do livro (vale dizer que até Kim diz em seu livro que houve adaptações da história real, mas que ficou muito feliz com o resultado do filme). Fica aqui o trailer para vocês:

Recomendo esse livro para todo mundo! Sério mesmo. A história de amor é incrível, além de apresentar uma grande lição de esperança, superação e fé. Por ser um livro pequeno (de 144 páginas), é bem fácil de ser lido. Quatro estrelinhas (e teria ganhado cinco, não fossem os capítulos grandes; mas leve em consideração as poucas páginas).

 

Beijos e boas leituras,

Mari

Deixe um comentário

