Reeducação musical

tumblr_static_music3

 

Nessa era pré-vestibular em que me encontro, a gente ouve muita coisa. O que é certo? O que é errado? Aula de redação é sempre isso. Não estou reclamando disso. Aliás, essas discussões são muito boas. Mas você já parou pra pensar que é quase sempre o mesmo argumento? Não sai muito do eixo.

Estava eu esses dias pensando em músicas atuais brasileiras. Se caísse isso numa redação de vestibular, o que a maioria diria? “A música brasileira virou modinha, só fala besteira” e esses blá-blá-blás. Até outro dia eu pensava assim.  É só ligar o rádio que lá estão essas músicas-chiclete: fica na cabeça e, depois de um tempo, ninguém mais escuta.

Digamos que eu sempre segui o que está tocando. Músicas melhores, sabe? As que não falam besteiras (acho vulgar). Mesmo assim, preciso mudar isso de ouvir só o que toca nas rádio, eu sei. Então pedi ajuda pra uns amigos, para que eles me mandassem músicas BOAS mesmo. Principalmente música brasileira, porque internacional eu já ouço muito. Preciso ser nacionalista.

Decidi ouvir mais MPB. Gosto de músicas calminhas. E posso dizer que, pelo pouco que conheci desse mundo musical, o MPB nunca teve vulgaridade (ao menos, nunca encontrei). Até porque, infelizmente, a música popular brasileira nem está tão popular assim.

Vou mostrar aqui pra vocês algumas músicas que tenho ouvido bastante e que gosto. Se vocês tiverem outras para me indicar, estou aceitando! É só deixar os links nos comentários.

E eu peço desculpas por não deixar já os vídeos aqui. Eu não sei por quê não consigo mais fazer isso 😦

Em paz – Maria Gadú e 5 a seco

https://www.youtube.com/watch?v=t_BfvzGHJGA&hd=1

Pra você dar o nome – 5 a seco

https://www.youtube.com/watch?v=dD6MedpQykI&hd=1

Garotos – Lenine  (eu já conhecia essa música faz tempo, mas amo tanto que achei digno colocar aqui)

https://www.youtube.com/watch?v=yoA-O5BIu5U&hd=1

O segundo sol – Cássia Eller (essa eu também já conhecia, não sou uma completa relapsa musical, tá? HAHA)

https://www.youtube.com/watch?v=MLI2QlgjGmA&hd=1

Varrendo a lua – Roberta Campos

https://www.youtube.com/watch?v=6J2ZG06b3Ds&hd=1

Gostaram? Se tiverem mais indicações, estou aceitando de bom grado.

E o que eu tenho a dizer sobre música brasileira agora? Que a música não se deteriorou, e sim foi corrompida. Em alguns casos somente. Ainda é possível preencher a alma com uma boa música em verde e amarelo.

Beijos e até a próxima,

Mari

Deixe um comentário

