(Resenha) O medalhão mágico

Medalho 01b ok (3)

Autora: Mariana Lucera

Editora: Ársis Fantasia

Páginas: 364

Lançamento: 2013

I.S.B.N: 9788566766011

Sinopse: O que era apenas uma viagem de férias para a mansão de uma tia solitária, em Londres, acaba por se desdobrar em uma grande aventura para Emily Dismorri. Investigando o desaparecimento de sua prima, Lindsay, que sumiu naquele local há anos, Emy se depara com um portal que a leva para Damantiham. Lá, a garota começa uma jornada que lhe trará descobertas impressionantes sobre o seu passado, ao mesmo tempo em que ela precisará se esforçar para garantir o seu futuro. De posse da metade de um medalhão mágico, Emy faz amizades e se vê envolvida em uma disputa que há muito assola o reino, dominado pela poderosa e malévola feiticeira Amyla. Com a ajuda do mago Albergain, a garota e seus amigos Call, Hermes, Périgle, Mistice, Velkan e Sora darão início a uma batalha em busca da outra parte do objeto, na tentativa de restaurar o bem em Damantiham. No caminho, diversos imprevistos e reviravoltas aguardam por eles. A série O medalhão mágico é uma tetralogia, inicia-se pelo livro O Reino de Damantiham e é constituída por mais três: A cidade perdidaO último guardião e A nova era, que serão publicados em breve.

Para fazer essa resenha, eu senti a necessidade de pontuar os pontos positivos e negativos da história. Sem razão nenhuma mesmo. É que eu me sinto mais à vontade fazendo isso com alguns livros que leio. Mas, antes de tudo, quero esclarecer: tenho quase certeza que li esse livro em uma época errada, por isso não rolou tanta química.

Pontos positivos:

– O ínicio da história é do tipo que me agrada muito. Não sou suuuper fã de mistério, como vocês já devem saber. Mas em “O medalhão mágico”, tudo é bem fácil de entender. Então, sim, tem um mistério pairando no ar, mas infelizmente não posso falar muito sobre isso porque não quero estragar a leitura de ninguém.

– Além do início, a premissa do livro também me chamou muito a atenção. Pra mim, foi uma mistura de As Crônicas de Nárnia com O mágico de Oz, como muito bem me lembrou a minha amiga Dani, do blog/canal Tríplice Literária. Realmente, a história é criativa e cheia de magia durante toooodo o livro.

– Todo leitor de identifica com a Emy, porque ela é apaixonada por livros e vive bisbilhotando estantes por aí. Ponto estratégico para encantar o coração de jovens leitores!

(E por falar em jovens leitores, realmente acho que esse livro é para uma faixa etária menor que a minha, talvez entre 12 ou 13 anos).

– A narrativa é em terceira pessoa, então acompanhamos a história de vários personagens, desde a vilã maior até a nossa heroína. Para livros de fantasia, eu realmente acho que esse tipo de narrativa é o melhor.

– Por último, mas não menos importante: eu fiquei apaixonada pelo Call (mocinho do livro). Vocês me conhecem, né? Fico cheia dos feels por meninos fofos dos livros! E, sério, ele acabou se tornando o meu preferido de todo o livro.

Pontos negativos:

– Achei algumas passagens pouco descritas. Não posso especificar quais momentos em questão aqui por motivo de spoiler, mas isso realmente me deixou desapontada.

– Algumas passagens também foram rápidas demais para que eu conseguisse assimilar. Eu tive que voltar várias vezes na história para entender alguns capítulos e conversas entre os personagens, principalmente as mais complexas (como, por exemplo, a história de Damantiham).

– Na metade do livro, perdi o fôlego com a história. Ta aí o motivo dessa resenha ter demorado tanto para sair. E nesse ponto eu realmente acho que o problema fui eu, já que vi outras resenhas de pessoas que leram e devoraram o livro. No meu caso, eu fui mastigando a história aos poucos, tanto que tive que intercalar com outras leituras.

Apesar dos pontos negativos, realmente acho que a autora tem potencial para fazer as continuações serem ainda melhores que o primeiro livro. Recomendo esse, então, para quem está começando a se apaixonar por leitura ou para adolescentes de 12 ou 13 anos, como também já citei. Quem quiser adquirir o livro, pode fazê-lo pelo  site da Editora Ársis Fantasia!

Beijos e até a próxima,

Mari

Deixe um comentário

