(Resenha) Courtney Crumrin e as Criaturas da Noite

DSC05090

 

Autor: Ted Naifeh

Editora: Devir Livraria

Páginas: 127

Lançamento: 2007

ISBN: 9788575322653

Sinopse: Courtney Crumrin não é uma menina muito feliz. Sua mãe e seu pai, após anos vivendo além dos seus padrões, finalmente encontraram uma solução para suas dificuldades financeiras: eles estão se mudando para a casa do seu tio rico, o Professor Aloysius Crumrin. A enorme mansão vitoriana do velho Crumrin se encaixa perfeitamente na próspera vizinhança de Hillsborough.

No entanto, como Courtney logo descobre, o Tio Aloysius tem uma reputação sinistra em toda a região, e ele e sua residência são alvos dos rumores mais sombrios.

Enquanto os pais de Courtney conseguem a tão desejada inclusão na alta sociedade, ela se sente como se tivesse mergulhado num pesadelo onde é uma excluída entre seus novos colegas de classe. Mas, como se isso já não bastasse, a antiga e decadente mansão parece abrigar seres ainda mais estranhos do que sua mãe, seu pai ou o Tio Aloysius…

Eles rastejam às escondidas pelos corredores escuros. Eles trituram ossos pelos cantos. E, às vezes, eles sobem na cama e observam Courtney enquanto a menina dorme. Sua mãe e seu pai não os percebem, mas o Tio Aloysius os conhece muito bem. Ele os chama de “Criaturas da Noite”.

Num passeio à biblioteca com a Bruna do blog Papo de Estante, passei pela estante de livros HQ, ou seja, histórias em quadrinhos. Eu li gibis da Turma da Mônica, Menino Maluquinho e uns tantos outros, mas nunca peguei um HQ de verdade para ler. Já li mangá e a química rolou pouquíssimo (talvez por eu não ter achado um gênero que me agrade), mas eu sempre me interessei por HQs.

Então esse livro fininho simplesmente saltou aos meus olhos porque vi na lombada o desenho de uma menininha – pouco – simpática, que descobri se chamar Courtney Crumrin. Vi a capa e logo me apaixonei pelo traço do autor.

DSC05095

Logo imaginei se tratar de uma história de terror, mas resolvi levar mesmo assim. Descobri (ao ler o livro em um só dia) que não era nada de aterrorizante. A Courtney vê mesmo criaturas estranhas a noite, mas o autor faz isso parecer pouco macabro e assustador. O senso de humor negro da protagonista é muito legal, do tipo “não me enche o saco”. Ela não tem amigo nenhum, acha a maioria das pessoas idiotas e prefere ficar sozinha, mas quando alguém vem conversar com ela, ela sempre tem uma resposta afiada na ponta da língua.

DSC05091

Sobre o traço do autor, eu realmente gostei muito. Os desenhos são limpos, sem detalhes exagerados. É uma coisa que não cansa a mente e isso combinado a leitura fácil torna a HQ muito rápida de se ler.

Uma coisa muito interessante para mim foi um pequeno texto feito pela autora freelance Kelly Crumrin (opa, mesmo sobrenome da protagonista? Agora que reparei…). Esse texto, que antecede a história de Courtney, intitula-se “Algumas palavras sobre crianças, pesadelos e excluídos”. A autora aborda a relação das crianças com o medo e seus sentimentos quando excluídas. Achei o texto simplesmente incrível e, se eu não o tivesse lido, talvez não tivesse prestado atenção em alguns detalhes da HQ.

Mesmo tendo amado a história e ter colocado entre as minhas favoritas para esse ano, achei uma coisa que me incomodou. Nessa HQ, temos alguns capítulos, e em cada um deles acontece uma parte da história, sendo que uma não tem TANTA ligação com a anterior. Senti falta de uma progressão na história, mas isso realmente foi o de menos.

Courtney Crumrin e as Criaturas da Noite é uma HQ que vale destaque. Senti muita vontade de ler mais HQs depois dessa, já me tornei uma apaixonada. Com certeza vou vasculhar mais a estante de HQs na biblioteca! E sim, essa se tornou uma das minhas leituras queridinhas do ano. Recomendo para todas as idades, porque a história não dá medo algum e é muito envolvente. Se tiver algum pai ou mãe lendo esse post, só deixo um recadinho: indico que compre para o seu filho, mas saiba que faz algumas menções de palavrões, ok?

Beijos e até a próxima,

Mari

Deixe um comentário

