Meu estilo literário

tumblr_mq44onkxrz1qfuxnjo1_500

 

Como não vai ter um vídeo (além daquele falando que eu vou na Bienal <3) essa semana, decidi falar de um tema que surgiu na minha cabeça há um tempo: o meu estilo literário. Afinal, qual é meu estilo? Nem eu sei direito. Perguntei para algumas pessoas próximas a mim se elas conseguiriam definir e também não obtive resposta concreta. Eu até comentei com alguns vlogueiros: “ei, meu estilo é parecido com o seu!”; e logo depois eu comentava com outro vogueiro com um estilo diferente “nossa, acho que temos estilos parecidos”. Aí eu percebi a divergência da coisa, entende?

Acho legal falar isso pra vocês porque todo blog/canal atrai um público dependendo do estilo de leitura. Eu, que não tenho um estilo muito fixo, tenho medo de não atrair público nenhum! Hahaha. Brincadeira, sei que tem algumas pessoas que assistem meus vídeos e gostam, mas acho legal falar de qualquer jeito.

Indo ao que interessa: de forma geral, acho que eu oscilo entre romances BEM ESCRITOS (porque de muito mimimi eu não gosto) e aventura (aqui entra distopia, fantasia etc.). Mas, sinceramente, não sei falar de qual mais gosto. Eu não tenho muitos livros de aventura (a maioria que quero são caros) e não gosto muito de ler e-book nesse estilo, ao contrário do romance, que não me importo de ler num leitor digital e que, geralmente, é mais barato.

Vocês devem perceber que sempre depois que eu leio um livro de aventura, eu alterno com um romance. É de praxe eu fazer isso, virou costume. Não consigo ler o mesmo estilo por muito tempo, então faço o seguinte: pego uma aventura, que geralmente demoro mais pra ler, depois alterno com vários romancinhos, que leio em poucos dias. Assim fica equilibrado!

Além disso, sou muito de fases, viu? Tem hora que me dá a louca e eu leio tudo quanto é distopia. Aí eu canso e troco, voltando pro romance. Claro que isso muda, às vezes: nada me impede de pegar um livro mais clássico ou infantil, por exemplo. Gosto de ler de tudo um pouco.

Mas falando dos que eu mais leio: acho que dois livros que mostram bem o meu estilo são os meus dois favoritos: Vaclav & Lena e A Corrida de Escorpião. O primeiro é o típico romance que eu gosto: leve e profundo ao mesmo tempo. E o segundo é o tipo de aventura que eu amo: com uma mensagem bonita a passar e, de quebra, romance junto!

Esse é um post rapidinho, só pra dizer isso pra vocês mesmo. E também quero dizer que não acho que, tendo um estilo, a pessoa deve se limitar. Eu, por exemplo, leio um pouco de tudo, com foco nesses dois estilos que já citei. Quanto maior o repertório literário, melhor!

Deixe um comentário

