(Resenha) Matilda

matilda

 

Autor: Roald Dahl

Editora: Martins Fontes

Páginas: 260

Lançamento original: 1988

ISBN: 9788578272418

Sinopse: Todos os dias Matilda passava horas na Biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentavam seus problemas. Os pais passavam o tempo todo vendo televisão, e achavam muito estranho a menina gostar tanto de ler. A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois não acreditava que uma criança tão nova pudesse saber tantas coisas.

Antes que alguém me pergunte: não, eu nunca assisti o filme inteiro da Matilda [insira uma cara de perplexidade aqui]. Na verdade, eu já tinha ouvido muito sobre a história, principalmente por conta de uma amiga minha que adora o filme. Vi alguns pedaços pela televisão, mas nunca parei para assistir inteiro.

Andando pela biblioteca na parte dos infanto-juvenis, encontrei o livro. Eu nem sabia que Matilda era um livro! Só pra sanar a curiosidade, decidi pegar para ler. E, adivinha? Eu adorei!

Quem viu o filme deve saber que todo bom leitor se identifica com a Matilda. Ao ler a sinopse, isso aconteceu comigo também. Mas eu senti falta das leituras da menina ao longo do livro. A ênfase no fato de que ela lê muito é só do início até a metade do livro, depois acaba se tornando um mero detalhe. Acho que isso poderia ter sido melhor abordado. Mesmo assim, isso foi só um pequeno problema durante a leitura!

A leitura em terceira pessoa é super fácil de acompanhar. É um clássico já um pouquinho antigo, mas a linguagem não é nada carregada. Aliás, é isso que me deu um certo “gás” pra ler bem rapidinho. Além disso, a edição que eu tinha comigo era ilustrada, sendo a maioria dos desenhos de uma página inteira. Isso só torna a leitura ainda mais rápida. Além disso, a narrativa do autor é muito gostosa de ler e, em alguns momentos, me lembrou a minha infância.

Matilda, um livro tão apreciado no mundo todo, já virou até adaptação na Broadway, além de cinematográfica. Vou deixar os vídeos aqui para vocês assistirem! Detalhe: a Matilda do musical bate muito mais com a personagem que eu tinha na minha cabeça.

 

 

Matilda é um livro encantador, ideal para as crianças que querem começar a ler, assim como a protagonista dessa história tão fofa!

 

Beijos e até a próxima,

 

Mari

Deixe um comentário

