(Resenha) Dragões de Éter #3, Círculos de chuva

7449634_3GG

Autor: Raphael Draccon

Editora: Leya

Páginas: 534

Lançamento: 2010

ISBN: 9788562936340

Sinopse: Nova Éter é um mundo protegido por poderosos avatares em forma de fadas-amazonas. Um dia, porém, cansadas das falhas dos seres racionais, algumas delas se voltam contra as antigas raças. E assim nasce a Era Antiga. Hoje, Arzallum, o Maior dos Reinos, tem um novo Rei e vive a esperada Era Nova. Coisas estranhas, entretanto, nunca param de acontecer… Dois irmãos sobreviventes a uma ligação com antigos laços de magia negra descobrem que laços dessa natureza não se rompem tão facilmente e cobram partes da alma COMOpreço.

Uma sociedade secreta renascida com um exército de órfãos resolve seguir em frente em um plano com tudo para dar errado em BUSCA do maior tesouro já enterrado, sem saber o quanto isso pode mudar a humanidade. O último príncipe de Arzallum viaja para um casamento forçado em uma terra que ele nem mesmo sabe se é possível existir, disposto a realizar um feito que ele não sabe se é possível realizar. Uma adolescente desperta em iniciações espirituais descobre-se uma mediadora com forças além do imaginário. E um menino de cinco anos escala uma maldita árvore que o leva aos Reinos Superiores, ferindo tratados políticos, e dando início à Primeira Guerra Mundial de Nova Éter.

 

Finalmente consegui terminar a série DDE. Devo dizer que foi uma experiência incrível, que me deu uma vontade boa de ler fantasia de novo.

O último livro da série é, obviamente, decisivo. Algo muito grande está prestes a acontecer em Nova Ether, algo que envolverá o universo todo do livro. Lendo Círculos de Chuva, você vai se deparar com muito mais ação do que nos outros dois livros. Isso significa, também, que não achei nenhuma quote muito significativa para colocar meu post-it. Os outros livros são um pouco mais reflexivos, enquanto esse tem muito mais acontecimentos.

Devo dizer, no entanto, que esse foi o livro que menos gostei da série. Não sei uma nota baixa para ele no skoob, mas o meu preferido ainda é o Corações de Neve. O que eu não gostei no #3 livro foi a descrição das batalhas. Eu me perdi em vários pontos da história, tive que voltar para ler em algumas partes para entender o que estava acontecendo e mesmo assim não entendi. O autor, infelizmente, acabou se estendendo demais nessa parte. Alguns capítulos ficaram gigantes, tanto que eu até pulei alguns deles e isso não comprometeu a leitura, de modo que acabei dando algumas passagens como desnecessárias para a trama.

Outra coisa que não gostei foi o desfecho da história. O destino de vários personagens me deixou desanimada. Não foi um final clichê, então algumas pessoas podem amar o jeito como a história acabou. Mas vocês me conhecem, né? Não resisto a um clichê, de vez em quando!

***SPOILER***

O que realmente salvou o livro para mim, um fato que gostei bastante, foi a presença do personagem Petter Pendragon – vulgo Peter Pan. Achei genial a construção do personagem e, como amo o clássico de J. M. Barrie, acabei me apaixonando também pela versão do Draccon. Não pretendo contar tudo o que o personagem passa aqui, mas devo dizer que adorei do fundo do meu coração. As partes do Petter eram as que eu mais gostava de ler!

***FIM DO SPOILER***

Então essa é a minha impressão sobre o livro. Mesmo não tendo gostado tanto do final, eu adorei essa série. Como já comentei em algum lugar, é uma série perfeita para quem gosta de fantasia, aventura e Disney (mesmo que o autor tenha modificado muito a história dos personagens, a ponto de não serem nem um pouco parecidos com a Disney. Faz sentido?).

Espero que vocês leiam Dragões de Éter tanto quanto eu! ❤

Deixe um comentário

